Olá, aqui é o George Lucena.
Na dica da semana vamos falar sobre a importante escolha de seu Time ou da sua equipe.
Mas antes quero deixar claro aqui que se você é daquelas pessoas que acreditam que se conselho fosse bom, era vendido…
Então não perca o seu tempo lendo esta publicação!
Ele não irá lhe acrescentar absolutamente nada!
Pois estou lhe dando este conselho sem cobrar nada… É de coração… e 0800!
Então vamos lá…
Encontrar o perfil adequado das pessoas para comporem o seu time ou equipe economizará tempo e dinheiro em treinamento, retrabalho ou tentando evitar baixa produtividade.
Não se precipite nesse processo.
O preço a pagar é muito alto.
Saiba as qualificações e a experiência que a função exige.
Trabalhe em conjunto com o departamento de recursos humanos para conhecer as funções na sua área e saber os tipos de candidatos de que se apresentarão.
Se o RH não puder ajudá-lo, pergunte às pessoas que estão na função no momento quais as qualificações que eles julgam necessários. Entreviste as pessoas que parecem ter essas qualificações.
Se tiver tempo, ligue pessoalmente para as referências indicadas e peça que o RH verifique os documentos fornecidos.
Por incrível que pareça, alguns estudos mostraram que até 34% dos currículos contêm informações falsas ou enganosas.
Se você encontrar alguma discrepância, dê ao candidato uma chance de explicar.
Pode ter sido um erro de registro de informações.
Mas, se não for, não o contrate.
Quando estiver entrevistando os candidatos, pergunte-lhes sobre sua experiência ou instrução com relação às qualificações exigidas pela função.
Encontre-os pelo menos duas vezes para ter certeza de que dão respostas consistentes e de que tem uma visão clara da função para a qual se candidataram.
Descreva o trabalho e a empresa de forma honesta e completa.
Geralmente os candidatos se auto cancelarão, se souberem que não se enquadram no perfil adequado.
Se a contratação ficar a cargo do departamento de recursos humanos, insista em participar do processo.
Você é um dos que pagarão o preço de uma má contratação.
Observação: Assegure-se de que tudo está de acordo com as leis trabalhistas.
Peça ao departamento jurídico ou ao departamento de recursos humanos para ajudá-lo nessa questão.
Eles devem estar capacitados e prestar-lhe assistência.
Acredite nisso!
Este texto foi construído com base no texto original do livro Seis Fundamentos do Sucesso Profissional – 96 dicas de um grande consultor para dar uma nova perspectiva para sua carreira e sua vida, de Stuart R. Levine, publicado pela Editora Sextante.
ATENÇÃO!
Aviso de Cookies: Para que você possa usufruir de todos os benefícios de nosso site, você deve clicar no botão ACEITAR todos os Cookies ou no botão CONFIGURAR e ajustar as suas respectivas permissões. Assim, poderemos melhorar a sua experiência de navegação em nossa plataforma e recomendar conteúdo de seu interesse. Este aceite é necessário em cumprimento às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Políticas de Privacidade em vigor desde 16 de maio de 2022.