
O público adora Podcasts de qualidade.
É um fato comprovado.
E você possivelmente também deve gostar.
Se você é um criador de conteúdo no formato de Podcasts, então sabemos que você sabe da dificuldade e da importância de facilitar o acesso do seu público ao seu conteúdo.
É por isso, que estamos aqui para lhe ajudar.
Conteúdos relevantes são REALMENTE uma ótima forma de construir sua autoridade no mundo digital.
Mas como qualquer pessoa que está construindo sua autoridade no mundo online, torna-se cada vez mais difícil se destacar à medida que a concorrência cresce.
Embora muitos queiram se destacar e aparecer nas primeiras posições nas pesquisas do Google, esta é uma tarefa muito difícil, se estivermos falando de alcançar este objetivo de forma orgânica com conteúdo no formato de Podcasts.
Estamos aqui para ajudar o seu público a encontrá-lo e lhe ajudar a promover seu conteúdo com as seguintes 10 estratégias.
Seu conteúdo vale a pena, e é por isso que estamos ajudando você a se conectar com seus futuros fãs.
10 ótimas estratégias de divulgação de Seus Podcasts
Você não precisa ter um diploma em marketing de conteúdo para aumentar a popularidade dos seus Podcasts.
Muitas das táticas de marketing requerem um pouco de tempo ou planejamento e um toque de criatividade.
E se você já está fazendo seu próprio conteúdo original, sabemos que você tem o toque criativo que ajudará suas estratégias promocionais.
1. Promover nas mídias sociais
Mídias sociais: é onde muitos de nós recebemos nossas notícias, acompanham nossos amigos e familiares e descobrimos conteúdos que queremos ouvir ou assistir.
Aproveite suas contas de mídia social também para anunciar seus conteúdos a seus seguidores.
Em seguida, faça alguma promoção cruzada através dos canais de mídia social onde você tem presença.
Se você tem o orçamento, você também pode considerar a contratação de influenciadores para ajudar a alcançar seu público.
2. Lance seu conteúdo com pelo menos 3 episódios de Podcast
Você está fazendo um grande conteúdo que vai emocionar os seus ouvintes.
Mas não os deixe na mão, apenas com um episódio ou dois, mesmo se você planeja lançar episódios futuros em um intervalo.
Deixe que novos ouvintes de podcasts tenham uma ideia sólida do que seu programa é, começando com os três primeiros episódios e usando algumas das outras táticas promocionais nesta lista para vê-los voltando a consumir mais conteúdos no futuro.
3. Envie seu programa para diferentes diretórios de podcasts
As pessoas olham além das principais plataformas de podcast, como Spotify e Apple Podcasts, em busca de conteúdo.
Não deixe de apresentar seu programa no maior número possível de plataformas.
Aqui estão alguns diretórios adicionais que recomendamos conferir:
- Google Podcasts
- Rebitador
- TuneIn
- Amazon Music
- Audível
- iHeartRadio
- Podchaser
- Pandora
- Índice de Podcast
- Ouvir Notas
- TuneIn Rádio
4. Peça aos seus fãs para se inscreverem
Se você quer que seu programa fique mais bem ranqueado nas plataformas de podcast, então é hora de construir sua base de assinantes.
Passe alguns segundos durante o episódio lembrando seus fãs de se inscreverem.
Também beneficia seus membros do público, já que os aplicativos de podcast baixarão novos episódios do programa automaticamente, e eles não perderão nenhum de seus conteúdos premium.
5. Crie um site de podcast
Complemente seu conteúdo em áudio com peças visuais e escritas.
Ter um site lhe dá o lugar perfeito para complementar o conteúdo de seus episódios.
Publicar imagens originais para cada episódio — talvez até mesmo por artistas convidados da moda — e fornecer aos novos ouvintes acesso fácil ao conteúdo em si através de links para suas plataformas de podcasting.
Adicionar uma página “Sobre” ajudará seu público a se conectar a você e poderá melhorar seu SEO.
Você pode querer vender produtos e serviços se o seu podcast estiver decolando ou abrir um fórum de discussão para fãs.
Além disso, você pode adicionar um botão que os fãs podem usar para se inscrever em seu newsletter.
6. Convide os convidados do Podcast e aproveite seus seguidores
Há podcasts sobre praticamente todos os assuntos, então certamente há outros podcasters por aí interessados no seu conteúdo de nicho.
Convide alguns de seus favoritos para participar do seu programa como headliner de um episódio, seus seguidores podem vir ao seu podcast como potenciais ouvintes.
Seu conteúdo é provavelmente semelhante (pelo menos topicamente) aos convidados que você convida, por isso despertará interesse entre os fãs do show de seus convidados.
7. Seja um convidado no programa de outra pessoa
Aplique a mesma lógica sobre convidar um convidado para o seu show, ao contrário.
Entre em contato com os anfitriões de podcasts na mesma área de assunto e veja se alguém estaria disposto a tê-lo para falar sobre um aspecto de seus interesses sobre o qual você é um especialista.
Isso vai dobrar como um forte movimento promocional para o seu show enquanto os apoia.
8. Inicie um boletim informativo
Quando amamos um produto, serviço ou show, queremos ser os primeiros a saber quando há um novo lançamento.
Insira: o boletim informativo.
Durante seus episódios, tire um minuto para lembrar seus seguidores de se inscreverem em sua lista de e-mail.
Direcione-os para o seu site para se inscreverem para ficar no loop.
9. Crie audiogramas
Use o que você é bom para ganhar mais seguidores.
Pegue clipes dos melhores de seus programas e compartilhe-os como teasers em suas plataformas de mídia social para que seus seguidores tenha uma ideia do que seu podcast é.
Você já trabalhou para fazer seu conteúdo incrível e agora é só compartilhá-lo.
10. Obtenha uma ferramenta de Página BIO
A melhor maneira de manter todos felizes, conseguir algum dinheiro entrando e alcançar seu público-alvo é com uma ferramenta de Página BIO como a do MiniLink.
Ele dá ao seu público existente a opção de escolher o conteúdo com o qual eles gostariam de interagir e garante que você não está perdendo pessoas através de um link estagnado ou irrelevante em sua biografia.
Alguns dos principais podcasts que usam Páginas BIO estão ficando curiosos com Jonathan Van Ness, Chelsea Handler’s Life Will Be The Death of Me (o 23o podcast mais popular do planeta), e Krista Tippett’s On Being.
Você também pode usar sua Página BIO (MINILINK) para promover outras causas, como instituições de caridade que você apoia, pressione seu podcast e ingressos para seus shows ao vivo.