10/06/2022

6 maneiras de usar tags UTM para rastrear o tráfego

Virtual Business Center - Serviços WEB

Para qualquer negócio online, seja uma pequena empresa ou uma grande empresa, é essencial rastrear o tráfego. 100% do tráfego nem sempre funciona em grande escala.
Mesmo quando a conversão geral mostra resultados positivos, depois de descobrir mais detalhadamente, uma campanha publicitária produz uma alta conversão e outra puxa a taxa para baixo.

 

Como você pode saber qual anúncio traz clientes para o site e qual deles retarda o crescimento?
As tags UTM são uma ferramenta útil para avaliar a eficácia de campanhas publicitárias e de marketing.
Hoje vamos orientá-lo através de seis maneiras inteligentes de onde usar parâmetros UTM para um acompanhamento de conversão avançado.
A Plataforma MiniLink fornece as tags UTM que você precisa.
Você pode encurtar um link já marcado com UTM ou adicionar parâmetros UTM diretamente no encurtador de URL.
Onde aplicar parâmetros UTM
Você pode configurar diferentes valores UTM dependendo da finalidade de uma campanha.
Caso haja um botão, link, janela pop-up ou banner, anexe tags UTM para acompanhar a eficácia.
Abaixo estão as dicas de onde os parâmetros UTM podem ser úteis.
Vamos mergulhar mais fundo.
1. Postagens do blog
Digamos que você publicou uma postagem no blog para informar ao seu público sobre o lançamento de um novo recurso.
Você deseja descobrir em qual dos elementos da página os usuários clicarão com mais frequência: um objeto CTA no meio do artigo ou um banner no rodapé.
Para rastrear isso, adicione tags UTM a ambas as URLs para descobrir qual delas envolve melhor os usuários.
O valor utm_content precisa ser alterado. Veja os exemplos de URL abaixo.
…/?utm_source=blog&utm_medium=url-feature&utm_campaign=button&utm_content=middle

utm_source=blog&utm_medium=url-feature&utm_campaign=banner&utm_content=rodapé

2. Anúncios do Google
Para estimar os resultados da publicidade contextual, em primeiro lugar, você precisa separar os visitantes da publicidade contextual do tráfego orgânico.
Você pode colar quantos parâmetros precisar.
O número de valores depende do objetivo da campanha.
A adição manual de valor permite determinar os dados que serão exibidos nas estatísticas; ou seja, você pode excluir o parâmetro content, mas incluir o parâmetro term.
Ao lançar um anúncio do AdWords, você pode avaliar as vendas em uma determinada cidade dividindo os anúncios para diferentes grupos de consultas.
…/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=group-1&utm_content=venda
…?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=group-2&utm_content=venda

3. E-mail Marketing
Você se lembra de adicionar links aos botões de CTA para redirecionar os usuários para uma fonte?
A etapa avançada é adicionar links com tags UTM. Ao aplicar os parâmetros UTM, você acompanha a conversão da campanha de e-mail em geral e cada elemento dos e-mails separadamente.
No exemplo abaixo descrevemos 3 objetos de e-mail que precisam ser rastreados: o primeiro botão, a imagem e o segundo botão.
Os elementos contêm URLs com tags UTM para análise posterior. Os parâmetros utm_source=email-campaign e utm_campaign estão envolvidos.
…/?utm_source=email-campaign&utm_medium=email&utm_campaign=regular-mailing&utm_content=headerbutton
…/?utm_source=email-campaign&utm_medium=email&utm_campaign=regular-mailing&utm_content=image
…/?utm_source=email-campaign&utm_medium=email&utm_campaign=regular-mailing&utm_content=footerbutton

O parâmetro source mostrará a quantidade de tráfego recebida da campanha de e-mail. Por outro lado, o parâmetro content permite descobrir a quantidade de tráfego recebida de um determinado elemento do email. Quando a campanha é finalizada, você conclui o sucesso geral do email marketing e o elemento mais envolvente.
4. Redes Sociais
Como você descobrirá quais dos canais sociais são os mais envolventes?
Adicione tags UTM aos URLs que você compartilha nas redes sociais e aos URLs nas descrições do perfil.
Ao publicar um link em algumas redes sociais, use diferentes parâmetros de origem para acompanhar a eficácia de cada canal.
…/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=post&utm_content=new-feature
…/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=novo-recurso
…/?utm_source=linkedin&utm_medium=social&utm_campaign=novo-recurso
5. Teste A/B
Digamos que você queira testar o posicionamento de um botão de call-to-action em um site.
A primeira posição de teste é a página de destino; o segundo é um menu de usuário.
Com o parâmetro utm_content, você simplifica as coisas e acompanha a eficácia de 2 lugares separadamente.
…/?utm_source=website&utm_medium=&utm_campaign=button-test&utm_content=landing
…/?utm_source=website&utm_medium=&utm_campaign=button-test&utm_content=menu

6. Marketing offline e códigos QR
Um grande problema do marketing offline é baseado na dificuldade de analisar a eficácia do anúncio.
Qualquer anúncio, seja online ou offline, é aplicado para promover uma marca e acompanhar o sucesso de uma promoção.
O fato de os anúncios impressos terem espaço limitado não significa que você não possa usar URLs.
É onde as tags UTM e os links curtos de marca são úteis.
Ao realizar campanhas off-line, os profissionais de marketing usam links em uma variedade de mídias impressas – banners, folhetos, roupas, pacotes.
O uso de tags UTM permite que você saiba o número de usuários provenientes de cada local.

Teste diferentes canais e formatos de anúncio.
…/?utm_source=banner&utm_medium=banner&utm_campaign=new-collection&utm_content=qr-code
utm_source=banner&utm_medium=roupas&utm_campaign=new-collection&utm_content=link curto
…/?utm_source=banner&utm_medium=pack&utm_campaign=new-collection&utm_content=qr-code
utm_source=banner&utm_medium=brochura&utm_campaign=new-collection&utm_content=link curto
As dicas acima mencionadas são implementadas em questão de segundos e permitem obter dados estatísticos precisos.
Teste o recurso e compartilhe conosco seus resultados 🙂

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