Como a empresa será conhecida e como ela entregará a proposta de valor aos seus clientes.
Os canais podem ser de:
- Comunicação
- Distribuição
- Comercial
São os pontos de contato com os clientes e possuem diversas funções:
- Apresentar aos clientes os produtos e serviços.
- Ajudar os clientes a avaliar a proposta de valor da empresa.
- Facilitar o relacionamento do cliente com a empresa.
- Permitir que os clientes comprem.
- Prestar suporte aos clientes e futuros clientes.
Defina respostas para:
- Como devemos nos relacionar com os clientes?
- Através de quais canais os segmentos os clientes querem ser atendidos?
- Quais canais apresentam melhor desempenho?
- Qual apresenta o melhor custo benefício?
Os canais podem ser também próprios ou de terceiros:
- Canais Próprios:
- Site, equipe de vendas, lojas próprias.
- Vantagem:
- Margens maiores
- Desvantagem:
- Custos maiores para expansão e maior dificuldade em se expandir no mercado.
- Vantagem:
- Site, equipe de vendas, lojas próprias.
- Canais de Terceiros:
- Distribuidores, Revendas e Sites de Terceiros.
- Vantagem:
- Maior cobertura no mercado, menor custo operacional.
- Desvantagem:
- Margens menores
- Vantagem:
- Distribuidores, Revendas e Sites de Terceiros.
O objetivo é equilibrar os tipos de modo a atender uma parcela maior do mercado com o melhor retorno.
Depois de atingir o sucesso, analise também a possibilidade de franquear seu negócio.
Etapas para implantação dos canais:
Conhecimento:
- Como tornar a empresa, os produtos e serviços conhecidos pelos nossos clientes potenciais?
Avaliação:
- Como podemos ajudar os clientes a avaliar
Compra:
- Como facilitar o processo de compra pelos nossos clientes?
Entrega:
- Como vamos entregar valor (produtos e serviços) aos clientes?
Pós-venda:
- Como fornecemos