Proposta de valor é entendida como o conjunto de produtos e serviços que criam valor para um segmento específico de clientes.
É o motivo pelo qual os consumidores irão escolher sua empresa.
Ela deve dizer de forma clara, concisa, transparente e imediata os benefícios para o cliente e os diferenciais em comparação aos concorrentes.
Responda as seguintes perguntas:
- Quais problemas, iremos solucionar?
- Quais desejos, precisamos satisfazer?
- Quais os principais benefícios?
- Quais nossos diferenciais?
- Que valor entregamos ou entregaremos aos clientes?
Algumas considerações:
- Fale a língua do cliente, ou seja, em uma linguagem que o cliente em potencial entenda.
- Sua mensagem deve ser clara, curta e inequívoca.
- Você não precisa oferecer algo exclusivo a todo mundo, apenas na mente do cliente.
- Ser memorável.
A proposta de valor pode ser analisada sob dois aspectos:
- Quantitativos (velocidade de atendimento, tempo de garantia, tempo de suporte, etc.).
- Qualitativos (design, tipo de garantia, conforto, etc.)