Relações com o Consumidor

Virtual Business Center - Serviços WEB

O objetivo não é só conquistar novos clientes, mas reter e ampliar as vendas para os que já são clientes.

Defina o tipo de relacionamento que deseja estabelecer com cada segmento de clientes, pois isso afetará profundamente a experiência do cliente. 

Responda as seguintes perguntas:

Podemos ter diversos tipos de relacionamento, entre eles:

Assistência pessoal:

O cliente pode se comunicar com um representante real para obter suporte antes, durante e após o processo de venda.

Pode ser presencial ou à distância.

Assistência pessoal dedicada:

Clientes especiais em função da renda, potencial de venda ou faturamento são atendidos por uma pessoa específica (gerente de banco, gerente de contas especiais, etc.).

Autosserviço (self-service):

Neste tipo de relacionamento, a empresa fornece todos os meios necessários para que os clientes se sirvam.

Serviços automatizados:

Sistemas on-line que atendem ao cliente muitas vezes de forma personalizada como: URA (Unidade de resposta audível) ou Chatbot (simulador de conversa).

Comunidades:

A empresa desenvolve e incentiva o relacionamento entre os membros e potenciais membros da comunidade, não só para a troca de conhecimentos como para a resolução de dúvidas e problemas.

Cocriação ou Coparticipação, o objetivo é desenvolver produtos e serviços junto com os clientes.

Portais de venda de livros incentivam leitores a desenvolverem resenhas de livros. 

Empresas de software incentivam usuários a fornecerem feedback, e a desenvolverem complementos.

Workshops, onde colaboradores de áreas multidisciplinares podem unir-se para trabalhar em algum projeto, ideia ou problema do negócio, apoiados por um ambiente/espaço e de ferramentas que proporcionarão a cocriação de soluções.