Seja qual for a denominação utilizada (clientes, usuários ou beneficiários), não há modelo de negócio que sobreviva sem resolver problemas e/ou satisfazer as necessidades do seu público-alvo.
Não que “olhar com os olhos do cliente” seja o bloco mais importante, ou que tudo o que for dito pelos clientes deva ser levado ao pé da letra, mas sim, quer dizer que um negócio de sucesso precisa de um entendimento profundo dos seus clientes, o que inclui os ambientes pelos quais eles circulam suas rotinas diárias, suas preocupações e suas aspirações.
Precisamos responder entre outras as seguintes questões:
- Para quem estamos criando valor? (Público Alvo)
- Quais as características deste(s) segmento(s)?
- Quem são os nossos potenciais clientes?
- Quem são ou serão os mais importantes clientes?
- Possuem necessidades em comum?
- São alcançados através de Canais de Distribuição diferentes.
- Exigem diferentes tipos de relacionamentos?
- Suas necessidades justificam ofertas diferentes?
- Que preço eles podem ou estão dispostos a pagar?
A segmentação pode ser por critérios demográficos, geográficos, sociais, econômicos, personalidade, estilo de vida, comportamento face ao produto, rentabilidade, processo de decisão, quantidade adquirida, etc.